Sunday, December 28, 2008

Yoga do Riso - Escolas do Riso em Portugal

Em pleno Inverno do nosso descontentamento, nada como projectar um novo ano cheio de humor e sorrisos. O ambiente geral não nos convida para isso, contudo está aí a nossa sobrevivencia.
Nem só de pseudo-humoristas de televisão, ou rádio (entrecortados por excelentes humoristas) vive o humor em portugal. Em relação ao humor gráfico os editores apostam cada vez mais no politicamente correcto deixando entrar nos jornais, basicamente ilustrações mais ou menos sorridentes. Porque tanto medo à ironia, à sátira?...
Contudo a sociedade desenvolve os seus mecanismos de sobrevivencia, e um pouco por todo o país vão-se desenvolvendo pequenos centros de riso, centros de terapia para estes tempos sombrios do capitalismo desenfreado. Aproveito esta quadra natalicia para vos dar algumas pistas, caso ainda não tenham tido noticias destes centros.

YOGA DO RISO
Em 1995, o medico Dr. Madan Kataria inventou o Yoga do Riso. A técnica é baseado no yoga oriental e em novos conhecimentos científicos. O objectivo é que os participantes riam. No início, o riso é induzido por meios artificiais, sendo que logo se transforma em algo absolutamente espontâneo.

Joanne Gribler (Ana Banana), Professora de Yoga do Riso, certificada por Dr. Madan Kataria, liderou o primeiro Clube do Riso de Portugal em Coimbra no ano 2003.
Centenas de estudos demonstram que o riso faz milagres à mente e ao corpo. Entre outros os benefícios do Yoga do Riso são:
· Reforça o sistema imunitário, activando as células que combatem as infecções.
· Ajuda o corpo a lutar contra o "stress".
· Uma boa gargalhada, das que fazem doer a barriga, ajuda a fortalecer os músculos do estômago.
· Liberta endorfinas no cérebro, o analgésico natural do corpo
· Mantém o rosto jovem e aumenta a beleza física.
· Dilata o tórax e melhora a respiração.
· Favorece o relacionamento social.
· Aumenta a criatividade e a produtividade.
· Facilita a tomada de decisões
· Melhora a auto-estima

O QUE É?“
O Sol não precisa de 1 razão para brilhar!A água não precisa de 1 razão para correr!Uma criança não precisa de 1 razão para estar feliz!Porque precisamos nós de uma razão para RIR?”Dr. Matan Kataria – Movimento dos Clubes de RisoO riso é a distância mais curta que existe entre 2 pessoas.
Criado pelo Dr. Madan Kataria, psicólogo indiano, ver mais em http://www.laughteryoga.org/ , é apropriado para qualquer pessoa que queira aprender a rir mais, e a sentir o seu próprio poder de transformar o momento presente. Este método de "ginástica da gargalhada" não é uma terapia mais é muito terapêutico. E uma actividade para ser realizada em grupo, uma ferramenta para o bem estar da humanidade, fácil de aprender e realizar em conjunto.Cada sessão é única. Começa com um grupo de pessoas numa sala e exercícios quebra-gelo. Baseia-se numa combinação de várias técnicas estimulantes do riso com respirações e exercícios de alongamentos vindos do Ioga e desenvolve-se em 3 momentos essenciais:
Exercícios de riso
Meditação
Relaxamento guiado
Entre cada tipo de gargalhada, como por ex. :
O riso do perdão,
o riso do telemóvel,
o riso da factura do cartão de crédito,
etc...
repetem-se as gargalhadas: “ho, ho, ha, ha, ha”.
Tem a duração de 1 hora a uma hora e meia e pode ser feito ao ar livre. É fundamental integrar o riso na vida quotidiana, por isso:
-Depois de uma hora na fila da Segurança Social, quando o funcionário o informar que lhe faltam os documentos X e Y, ria.
-Quando estiver a cair uma chuvada e escorregar numa casca de banana caindo no chão, ria. Agora a sério, rir é mesmo o melhor remédio principalmente, em situações dificeis, nada melhor do que soltar o riso que existe dentro de cada um de nós.A prática regular permite:
· aumentar a auto estima
· aumentar a criatividade e a produtividade
Melhorar a capacidade de concentração e de armazenamento de informação
Aliviar a dor dando uma sensação de bem estar, devido à libertação de endorfinas, o analgésico natural do corpo
Assegurar um bom sono, e reduzir o ressonar, porque o riso agiliza os músculos do palato e da garganta
Melhorar o relacionamento interpessoal
Rejuvenescer
Massajar e fortalecer os músculos abdominais, emagrecendo
É um óptimo antídoto para a depressão, ansiedade e outras desordens psicosomáticas (aumenta a libertação da serotina).
http://www.escoladoriso.com/
http://www.clubesdoriso.com/
http://lideres.clubesdoriso.com/
http://www.embaixadadoriso.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?