Thursday, April 23, 2009

Da Ordem do Místico e do Perverso - Carlos Zíngaro no Museu Arqueológico Martins Sarmento, Guimarães

 Temos o prazer de convidá-lo(a) para a inauguração da exposição retrospectiva da obra em Banda Desenhada e Ilustração de Carlos Zíngaro, no dia 24 de Abril, pelas 17h, no Museu Arqueológico Martins Sarmento, em Guimarães, com visita guiada pelo autor.

Esta é a primeira de um ciclo de exposições dedicado à Banda Desenhada e Ilustração portuguesa contemporânea, organizado pelo Curso de Licenciatura em BD/I da Esap-Guimarães.

A anunciar em breve, no decurso da exposição, o lançamento do catálogo da exposição e da revista Margens & Confluências dedicada à Banda Desenhada e Ilustração.

«O termo “vanguarda” mete-me um bocado confusão. Prefiro o de “contemporâneo”, “experimentação”. Eu estava fascinado pelo Norman MacLaren e pelos meus tempos do rock, mais psicadélico, e desenhava em película, de 35mm, e pintava e não sei que mais (era um desastre completo, uma salganhada enorme!). Portanto, era uma necessidade que sempre tive, talvez por causa das doses de Academia desde os 4 anos, - e como imaginarão, em plena ditadura, eram locais um bocado doentios - , de me libertar de tudo aquilo, de encontrar coisas e formas, tanto musical como graficamente, que fossem outras. Mas por outro lado tinha uma enorme dificuldade em me inserir em percursos académicos normais ou tradicionais... Passei pela Escola de Belas-Artes, mas como turista, porque ainda que me interessasse por pintura, os meus pais achavam que eu deveria tirar um curso superior, e isso significava a arquitectura, o que é uma chatice, com as matemáticas, e as geometrias descritivas, e eu não tinha nada a ver com aquilo... Por isso fui para lá fazer turismo aí por um ano e tal. E a música, idem; quando corto com a música clássica, corto mesmo radicalmente e passo para o rock, a electrónica, as experimentações, as improvisações, o free jazz... É sempre uma necessidade de experimentar coisas.» Carlos Zíngaro
 Comissariado: Marco Mendes
Organização: Escola Superior Artística do Porto - Guimarães
Exposição patente até dia 30 de Maio.
Contactos:
http://www.esap-gmr.com/
http://www.csarmento.uminho.pt/

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?